Projetada por Antoni Gaudi em Barcelona entre os anos 1883 e 1889 e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2005, a casa Vicens será convertida em um museu e abrirá suas portas ao público no segundo semestre de 2016.
A atual proprietária, uma sociedade que faz parte do conglomerado financeiro Mora Banc Grup, atualmente trabalha no restauro do edifício e na coordenação museográfica e artística da exposição. "[Trata-se de] um trabalho essencial para entender sua linguagem arquitetônica única e o desenvolvimento do Art Nouveau em Barcelona", explicou em uma recente entrevista Mercedes Mora, Diretora Executiva do novo projeto catalão.
Saiba mais a seguir.
Embora tenha havido um grande silêncio após a venda da primeira casa de Gaudí em 2014, Mercedes Mora realizou uma entrevista com a Iconic Houses, comentando sobre os avanços no projeto de restauro e expondo as principais motivações para convertê-la em um museu.
"Uma vez que você converte uma casa icônica em um museu, o desafio é dobrado: por um lado há a preservação e restauração da estrutura original de Gaudí e seus elementos decorativos. Em outras palavras, nosso principal objetivo é a conservação deste precioso legado. [...] Por outro lado, devemos destacar a necessidade de se visitar a Casa Vicens, a fim de compreender as origens e o desenvolvimento da arquitetura de Gaudí."
A Casa Vicens foi colocada à venda em 2007 pela terceira geração da família Herrero-Jover - que comprou a propriedade da viúva de Manuel Vicens, proprietário original - por um valor inicial de 35 milhões de Euros. Embora não tenha aparecido interessados, em 2014 o conglomerado financeiro Mora Banc Grup fechou negócio por um valor não divulgado.
Via IconicHouses e La Vanguardia.